sábado, 19 de janeiro de 2008

O Universo, o corpo e Deus

Não sei se todos sabem, mas o Universo está em contínua expansão. Sabe-se que as galáxias estão se afastando quando se fazem comparações periódicas de espectro de luz. Se, depois de um determinado tempo, após a avaliação do espectro de uma galáxia, esse espectro diminuir, significa que aquela galáxia está mais distante. Incontáveis estrelas são formadas constantemente e incontáveis buracos-negros são formados constantemente. Meteoritos entram em constante contato com a abóbada celeste da Terra, mas estes encontram a resistência atmosférica e se desintegram, gerando luz. Esses fenômenos são conhecidos como “estrelas cadentes”. E, porque nós não sentimos com violência os efeitos desses infinitos e imensuráveis acontecimentos do espaço? Devido à gravidade e à atmosfera. E todos esses fenômenos ocorrem para garantir a homeostase espacial. Nada é aleatório. O Universo se expande como o corpo humano cresce. Estrelas morrem como células do corpo humano que se submetem à apoptose (auto-destruição programada). Buracos-negros sugam estrelas e corpos celestes do mesmo modo que o câncer destrói células saudáveis. Estrelas nascem à partir do mesmo princípio de necessidade que o corpo terrestre necessita de células novas. Qual é a lógica disso? Me responda: Você viveria sem o Sol? Sem isso, não haveria história, e nada existiria. O Universo nasceu um dia, e vai morrer também, não vai durar para sempre, do mesmo modo que morre o corpo humano.
Para os incrédulos, eu afirmo. Deus existe. Existe um cérebro por trás disso tudo, do mesmo modo que existe um cérebro que rege nosso corpo. O Universo não é nada mais do que um grande corpo. “O” grande corpo. Nós, humanos, somos nada mais que metáforas desse corpo.
É impossível retirar a “gravidade” que protege nossas cabeças dessas evidências, pois é impossível se explicar a homeostasia do infinito espaço, mas, pelo menos, podemos enxergar o horizonte.


Um abraço.

37 Comments:

young vapire luke lestat news said...

Gostei da reflexão do teu texto....
De volta a velha pergunta...
Que somos nos além de nano partículas de poeira no universo

--------------------------------------------------------------------------------


[]s L.Sakssida

Pocow Woolf said...

Meu seus textos são muito cabeça, demais!

Teu blog tá super clean, layout ficou dez com aquele assustador Dali lá em cima!

Thaís said...

Também gostei da reflexão do texto,é complexo esse assunto,cheio de incertezas,porém é sempre bom refletir sobre ele!

Gostei :)

Gabriel Sioli said...

Gostei muito do seu blog. O layout então, nem se fala. Mas as questões relacionadas à existência ou não de um "Ser Superior" que nos controla é bastante controversa. Esbarra, muitas vezes (quase sempre) em paradigmas religiosos. Parabéns e muito sucesso com seu blog. Abração!

Nana Lopes said...

Eventos universais aconteceram independente da crença das pessoas. Azar de quem nao acredita.
O universo se expande por um motivo lógico e simples. E sera cada vez mais rapido os cientisats ja comprovam isso. Orion enviando luz...A Biblia é um livro interessante de se estudar...

Samuel said...

Boa a apresentação do seu blog. Layout bom e o título... de primeira. Vou fazer uma leitura dos assuntos e depois volto para comentar. Pela último assunto postado já deu para sentir que tem muita discussão! Sucesso!

Matheus said...

Texto muito bom... Parabens!!

Graci said...

Muito legal o texto.
Ótimo para refletir...
Sucesso para vc.

Lucas said...

Há um diferença fundamental entre um organismo vivo e o universo. Um organismo vivo está em steady-state, mantém sua entropia, ou seja, sua organização biológica, a custa de energia e a custa de aumentar a entropia dos arredores, o universo. O universo, por sua vez, simplesmente tem sua entropia aumentada, ele simplesmente caminha para uma morte térmica na qual toda energia utilizável estará esgotada. Cada processo que consome ou produz energia, cada respiração de um ser vivo, contribui para a morte do universo, segundo a termodinâmica clássica. Por esse motivo, eu acredito que idéia do homem como um microcosmo do universo é errada... Eles são fundamentalmente diferentes. O câncer é um descontrole dos mecanismos de controle do ciclo celular, já quanto o buraco negro, eu não acredito que ele seja um descontrole das leis do universo... Não há argumento lógico para provar a existência de Deus assim como a Sua não existência. É uma questão de fé e ponto.

Fernando Assad said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Assad said...

Não estou provando que Deus existe, estou falando qual é a minha opinião. Fazer uma correlação perfeita entre o Universo e o Ser Humano é impossível, o que eu fiz foi um paralelo entre aspectos que acontecem no corpo humano e no universo. Explicar sucintamente isso é impossível. Você disse que "o universo... caminha para uma morte térmica na qual toda energia utilizável estará esgotada"; eu concordo com isso, mas isso não explica nada sobre as relações espaciais existentes. Eu não falei que o corpo humano como um "microcosmo" é a idéia certa, não existe idéia certa, o que existe é correlação vaga e filosofia, e a minha filosofia é essa.
Correlatar perfeitamente Universo x Corpo Humano é algo grande demais para o cérebro humano, o que se pode fazer é somente tocar em alguns pontos.

Nana Lopes said...

Vim saber se tinha novidades!!
Bo, domingo!!

Lya Lopes said...

Isso sim é blog cabeça...

nunca duvidei que Deus existia. Nunca duvidei que o universo acabaria.
Saber de tudo isso me acalma. me humilha e me mostra o meu verdadeiro lugar...

nina said...

É um óóóótimo blog, sem dúvida. Eu gosto de ler sobre esse assunto, todas as crises existencias e tudo mais. Parabéns mesmo.

Lucas said...

Eu não disse que você errou, eu só fiz um contraponto... Resumindo o que eu disse, a diferença fundamental entre um homem e o universo é que o homem luta para sobreviver e morre, o universo só morre, energeticamente falando...

maricotO said...

Como quando estamos indo longe demais em imaginar todo o Espaço, Deus... e começamos a entrar em parafuso... é essa "gravidade" nos trazendo de volta pras coisas pequenas de corpo e espaço ( com "e" minúsculo).
Adorei!!!

E Obrigado pelas palavras no meu blog..
Abraço!!

Natali said...

Eh.. vc tem razão.. naum podemos viver sem o sol.. o sol eh uma fonte de vida na terra... mas se duvidas td tem um fim e naum vai ser diferente com o sol neh..

Bom.. seu blog ta show, o design ta bacana..Parabens pelo Selo Blog Cabeça..

e obrigado pelo comentario no meu blog..(sem duvidas tem muita historia oculta relacionada ao nazismo, mas a midia nos manipula a acreditar em somente uma historia.., e são poucos que desafiam a midia)

Abraço!!!

Duda said...

Maravilhoso o seu texto. E eu também tenho certeza que Deus existe, se não nada disso existiria!

;*

Danilo Moreira said...

Cara, excelente texto, ainda mais ao som de U2 (to ouvindo "Sometimes You Can't Make It In On Your Own")

Tudo realmente está interligado, e sempre há um ser superior que controla tudo.

Porem, há uma diferença, nem sempre o ser humano pode controlar o q há dentro dele. E, dependendo da pessoa, pode-se por tudo a perder.

Abçs. Adorei o seu blog.

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: O Tribunal
----------------------------------

Fernando Assad said...

Oi Nana!! Td bem??
Uma ótima semana pra vc!!
Beijos!

Tatiana said...

Eita...
Q complexo. Deu até um nó na minha cabeça. Interessante.
Bjos
www.tatilazz.zip.net
www.mulheresdeathenas.blogspot.com

Bernardo Lima said...

td isso tem mt lógica e até acredito, mas é dificil comprovar, já que não podemos ter certeza de nd...

Rafael Portillo said...

Parabens pelo blog e pelo texto.

Eu francamente acho impossivel ver o mundo e o universo a nossa volta e não acreditar em Deus. Afinal, se Deus é perfeito, o Universo é a maior prova desta perfeição.

http://rafaelportillo.blogspot.com

Net Esportes said...

excelente sua analogia, o universo é uma das coisas mais facinantes que existem, eu fico tentando imaginar até onde ele vai e o que há depois...... da nó no cérebro !!!!

Fênix Dualista said...

homeostasia, adoro essa palavra...
afinal é o que nos faz ser, mesmo sendo feitos das poeiras das estrelas, mantemos a nossa homeostasia.

ah, a música fênix está tocando alto em mim, bem alto.
obrigada pela visita.

Paulo Roberto said...

Parabéns pelo Blog Cabeça, voltando depois com mais calma para comentar sobre o post.

Itauã said...

realmente você merece ostenta o premio de blog cabeça... ^^

Itauã said...

vocÊ sem duvidas merece o premio de blog cabeça ^^

Krlesk said...

sem contar o pequeno universo interno de cada um.

Henriquezoviske said...

Eu sei que tem um cerebro por trás de tudo.
O tal do Big Bang né?:

Haha, brincadeira.

Puxa, cara, você escreve super bem.
Gostei das comparações e o texto não ficou cansativo.

Parabéns mesmo.


Abraço.

P. Florindo said...

Poético e interessante o seu texto. Acho o Universo misterioso e fascinante. Por causa de coisas como essa é que eu acredito que sim. Há um cérebro por trás de tudo isso e é quando eu me pego pensando nisso que eu acredito que Deus existe, mas não como um ser humano. Acho arrogância de nossa parte pensar assim.

rato contra a vassoura said...

esa reflexão traz uma séries de outros assuntos à tona, assuntos que o ser humano deveria conhecer, tipo metafísica e astrologia...´
são assuntos que me fascinam

http://artepoiesis.blogspot.com

LoS FanFarOeS said...

cara, parabens, seus textos são otimos!!!
bem reflexivos!!!

parabens pelo blog!!!

Blog Em Construção said...

O texto foi bem redigido.
Gostei do se blog,valeu a pena visitá-lo e conhecer seu conteúdo.
Continua com o blog.
Bjssss!!!!!Mantenha sempre atualizado :D

BLOODY REVOLT said...

lOi
adorei seu blog,é bem reflexivo
abraços

Camila Passatuto said...

"O Universo se expande como o corpo humano cresce" somos umas amebas...

Questionar o sentido de nossas próprias vidas diante de um imenso organismo q é o universo é até uma piada.

parabéns pelo blog muito bom.

blog said...

Não acredito que Deus tenha algo a ver com isso.
Esse postulado de que Ele, em toda a Sua glória, teria criado o universo é, em minha opinião, apenas o sintoma de que ainda não chegamos a algumas respostas, a algumas conclusões.
Ao chegarmos, Deus tornar-se-á apenas objeto de culto (nada contra, até porque sou católico praticante), e não de responsabilidades.
Mas isso é apenas uma opinião.