terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Natal

Não deixemos que o natal seja comemorado apenas como mais uma festa. Não vou falar aqui de religião, mas de um outro aspecto. Neste natal, olhe para o seu pai e lembre-se de verdade que ele é seu pai. Olhe pra sua mãe, e reconheça-a como sua mãe. Olhe para sua esposa, e reconheça-a. Feriados não devem servir especificamente para descansar. Devem servir, primeiro, para saírmos do estado de torpor que o trabalho nos provém. Este estado muitas vezes oblitera o reconhecimento do "outro".
Você trabalha o dia inteiro e volta cansado; a esposa (ou marido) faz o jantar, você come e depois dorme tranquilamente, sem alterar essa sequência. Sua esposa (ou marido) trabalhou também, e fez a comida para vocês dois, depois dormiu também, sem alterar a sequência. Desse modo, vários dias correm. Quem é que faz o jantar, a esposa ou a cozinheira? Resposta: A cozinheira. Quem faz a refeição e dorme é o marido ou o "degustador de jantar?". Resposta: O desgustador de jantar. Não seja a cozinheira para seu marido e nem o degustador de jantar para sua esposa (e quantos matrimônios são perdidos, sem que se perceba o real motivo...).
Sempre reconheça sua mãe, seu irmão, seu tio, sua namorada, como daquela primeira vez que você os enxergou em sua vida. Não deixe mais que o trabalho o entorpeça. Neste natal, bote seu "óculos da consciência" e focalize seus próximos. Pois, desse óculos, garanto que todo mundo precisa sempre.

Um abraço.

6 Comments:

Lucas said...

Que engraçado.... escrevi algo muito parecido hoje de madrugada, no meu blog. ;)

mariana said...

Oi! feliz natal primeiramente! Também acho que esse é o verdadeiro espírito de natal.. Adorei o post e seu blog!
Beijos

Gustavo B. said...

Muito legal.
vou voltar.

Hodric said...

Fernando, parabéns pelo excente texto. É ótimo para reforçar tudo aquilo que não deve ser esquecido.

Muitos comemoram o dia 25 (e a véspera, claro) como o dia dos presentes, da ceia, dos comes e bebes, dos amigos e da diversão. O único grande problema é que estas pessoas se esquecem de dar parabéns ao aniversariante.

Até um próximo post! :D

L'Hipopotame said...

Olá!
Indiquei o seu blog para o selo "Escritores da Liberdade".
http://lehipopotame.blogspot.com/2007/12/escritores-da-liberdade.html
Até!

Fernando Assad said...

Obrigado lucas, mariana, gustavo, hodric e ana!

Um abraço e um ótimo reveillon!!