segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Wassily Kandinsky

Wassily Kandinsky (1866 – 1944), pintor moscovita, foi um dos primeiros precursores da arte abstrata. Kandinsky propôs e viabilizou uma remodelagem da concepção da arte que é baseada no manuseio e representação de algum elemento “fixo” e real.
Ao contrário de muitos artistas que criam a abstração (ou Impressionismo?) a partir de “rajadas” oriundas do seu sentimentalismo, gerando quadros através de pinceladas fortes e/ou com cores vibrantes, pinceladas sem vigor e/ou com cores frias (às vezes flertando com toques do Minimalismo), e muitas vezes sem alguma evolução e delimitação, Kandinsky mostra que essa arte também pode vir da mistura da experiência unida à ciência. Para compor seus quadros, estudou o significado dos símbolos geométricos, o significado das cores e juntou a isso os seus sentimentos. Seus quadros têm uma estruturação de composição e/ou decomposição. Não são apenas a “materialização” do sentimento através da pintura, e também não apenas uma tentativa de extensão da expressão mental. É isso tudo convertido juntamente à logística da evolução e somatório de figuras. Faça a somatória das cores, dos elementos figurativos e dos elementos geométricos, que, assim, obterá seu resultado. Ou, seus resultados.

3 Comments:

Leandro Merlllin said...

Minha nossa! Eu tava fazendo um trabalho justamente sobre Kandinsky, embora não conhecesse absolutamente nada e nem tivesse nenhuma fonte sobre quem seria.

Interessante o post, bom!
Abraços!

http://olhardesaldejack.blogspot.com/

L'Hipopotame said...

Olá Fernando!

Mto interessante o seu blog! Vc escreveu sobre duas pessoas as quais ainda pretendo escrever no meu blog. Kandinsky e Sebastião Salgado.

Parabéns pelo blog e continue assim!

Precisamos de mais blogs com algo construtivo a ser falado e não só blogs que falam sobre futilidades e coisas que não somam nada para o conhecimento.

Já tá adicionado no meu bloglines!

Até e boa sorte!

Anônimo said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!