quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Sobre o Fado

O Fado é o estilo musical mais comum de Portugal. Lá, existem várias “Casas de Fado”, dedicadas à esse tipo de música. O Fado é tradicionalmente cantado com tristeza e melancolia, geralmente acompanhado de uma guitarra clássica.
O Fado é cantado por pessoas que têm o dom de saber expressar seu sentimento, e a característica de extensão vocal está em segundo plano. Alguns desses cantores, em escala comercial, não venderiam muitos cd’s por aqui, porque não teriam a extensão vocal que é considerada atraente para poder ocorrer o marketing. Eles só iriam ser escutados por pessoas que entendam o propósito da música. É como se fosse lançar um livro em inglês no Brasil; só quem conhece a língua conseguirá lê-lo.
E o Fado ensina algo valioso. Devemos procurar o modo de fazer com que certos aspectos do nosso trabalho sejam reconhecidos, e terem o seu entendimento individual, peculiar. O Fadista é um cantor que, tendo boa ou fraca extensão vocal, sabe posicionar os tons da música para mostrar seu sentimento. E o que apascenta a dor do Fadista é seu público, é saber que há quem ouça, aprecie e compactue com suas palavras. É seu objetivo.

1 Comment:

Wi||iam said...

Queria sugestões de cantores(oras) e bandas de Fado.